sexta-feira, 3 de julho de 2009

Portfólio

O Portfólio Como Registro Avaliativo


Ser avaliado ou avaliar sempre desperta inquietações. O período de avaliações, ainda hoje, cria desconforto e tensões, tanto nos alunos quanto nos professores, pois o avaliar sempre implica em julgamento.


O julgar está intimamente ligado ao condenar, dar uma sentença. Mas será que é esse o propósito? Sabemos que não, por isso o estresse em avaliar.

Ainda hoje muitas escolas, utilizam as provas como único meio de avaliação. Mas será que essa é a forma correta de avaliar? Uma prova geralmente elaborada de acordo com o ponto de vista do professor, sem levar em conta os múltiplos caminhos percorridos pelo aluno.

A escola com o intuito de não simplesmente reproduzir conhecimentos, está procurando novos métodos de avaliação, entre eles o portfólio que é um meio de construir o conhecimento através da partilha e coleta de informações, valorizando todas as aulas, todos os momentos e todas as atividades elaboradas, através da prática individual.

É importante que se tenha registros praticamente diários no portfólio, pois dessa forma é mais fácil acompanhar o processo de construção da aprendizagem individual.

No portfólio são valorizadas todas as etapas, mesmo as que estão inacabadas, pois fazem parte de um processo de construção que é um somatório de experiências vivenciadas de cada indivíduo. Dessa forma, os tensões são reduzidas e passam a existir formas de aproveitá-las.

O portfólio oportuniza aos alunos e professores refletirem sobre suas trajetórias, criando e definindo novas coordenadas de trabalho. Ele é uma forma de acompanhar todas as etapas de construção do conhecimento do aluno, mas isso não quer dizer que não precisamos algumas vezes realizar algum outro tipo de avaliação mais específica e tradicional.

É uma forma de desenvolver a capacidade reflexiva, tanto do professor quanto do aluno. O professor pode fazer do portfólio um elemento para planejar suas ações e práticas diárias. Permite que cada aluno confronte sua produção com a reflexão da prática cotidiana, crie um processo reflexivo sobre o que e como realizar e reconstruir desafios e saberes propostos, construir a autonomia e esclarecer perspectivas.

Assim podemos buscar a realização de uma avaliação capaz de introjetar ações produtivas.

Dessa forma, o portfólio é um instrumento de comunicação entre professor e aluno, onde a partir de uma análise conjunta é possível criar um processo de ensino aprendizagem equilibrado e com base sólida, construído degrau por degrau, onde a troca de vivências e experiências é o objetivo principal.

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