domingo, 22 de novembro de 2009

Curadoria

Curador de Artes Visuais

Atualmente quando falamos em exposição de artes, não podemos simplesmente levar em conta o produto final, mas todo o processo de construção, planejamento e organização. Grande parte dessa funções são destinadas ao curador, que colabora, concebe, produz e fundamenta a exposição.
O curador deve executar, no mínimo, duas atividades simultâneas: organizar a exposição e também, fazer a sua crítica, mas além dessas funções específicas acho que também faz parte da curadoria a legibilidade pedagógica da mostra que organizou bem como propiciar uma mostra questionadora e interativa ao público.
A figura do curador pedagógico aparece como parte integrante da equipe curatorial, sendo assim, igualmente responsável pela que diz respeito a um curador, mas com características específicas. Nós educadoras quando levamos alguma obra para sala de aula, devemos nos enquadrar na posição do curador pedagógico, para assim poder dar suporte aos nossos alunos, escola e toda comunidade escolar que manifestar e interesse e apresentar questionamentos sobre o trabalho. Dessa forma estaremos prontos para dar o suporte necessário.
“A curadoria tem sempre que apresentar uma leitura crítica, pois uma exposição jamais escapa de um pensamento teórico que a sustente.” (BINI, Fernando. A Crítica de arte e a curadoria.)
“Uma curadoria educativa tem como objetivo explorar a potência da arte como veículo de ação cultural. [...] Não implica apenas na escolha das imagens que se apresentam aos alunos, mas o trabalho de seleção que lida com ênfases e exclusões, de combinação e recorte. [...] Ampliar o olhar, mais profundo e inquieto, para além do simples reconhecimento de autorias, a curadoria educativa pode despertar a fruição, não somente centrada na imagem, mas em uma experiência, um caminho que leve a pensar a vida, a linguagem da arte, provocando leitores de signos.” (Luiz Guilherme Vergara)

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