Projeto de Paisagem Urbana
Título:
Resgatando a auto-imagem pela gravura exposta
Justificativa e Objetivos
Empregando um conjunto de técnicas de introspecção teatral, conjuntamente com técnicas de relaxamento e oriundas de artes plásticas, resgatar e registrar memórias da infância e aspectos de auto-imagem, familiar, cultural e social dos alunos, fazendo uso da gravura.
O termo gravura é bastante conhecido, mas a maioria das pessoas o define como uma reprodução de uma obra de arte. Mas na verdade, acredito que é a reprodução artesanal de uma imagem feita a partir de uma única matriz, e que deve ser numerada e assinada uma a uma. Cada gravura é única, diferente de um pôster, que é feito em larga escala. A matriz pode ser feita de diferentes materiais, madeira, EVA, papelão, jornal, plástico, isopor.
Para diferenciar e provar que o trabalho com gravura não é uma reprodução vamos trabalhar em uma paisagem urbana, utilizando matrizes de jornal e papelão e trabalhando e montando a gravura da auto-imagem em madeira e serragem.
Capacitar o aluno plenamente a usar técnicas de gravura com objetivos criativos e estéticos de forma direcionada.
Proporcionar um encontro com o seu eu, seu percurso de vida e realidade, utilizando a arte como uma forma de materialização da sua auto-imagem.
Elaborar gravuras que transmitam um auto-retrato, levando em conta todos os aspectos físicos, emocionais, sociais, familiares e culturais.
Materiais necessários:
• Jornal;
• Papelão;
• Lápis preto ou giz de cera;
• Tesoura;
• Retalhos de madeira;
• Serragem;
• Rádio com CD;
• Músicas de relaxamento;
• Tinta têmpera;
• Bandejinhas de isopor;
• Cola branca;
Desenvolvimento
1- Apresentação do projeto e introdução ao estudo das gravuras (técnica, propostas e articulações);
2- Estudo de técnicas aplicáveis a gravuras como Xilogravura, Linoelogravura, Calcogravura e elaboração de moldes de impressão (com exemplos e linguagem acessível para faixa etária);
3- Impressões dos moldes, relaxamento orientando para memórias da infância, elaboração de registros em desenhos, debates sobre a experiência;
4- Iniciar uma transposição do desenho para a elaboração de uma matriz em papelão para a montagem das exposições urbanas com serragem e madeira na rua na frente da escola;
5- Relaxamento para inclusão do individuo dentro do espaço social, familiar e cultural;
6- Término da transposição dos desenhos, levando em conta item número 5 e termino do molde;
7- Relaxamento para percepção da auto-imagem e impressão da mesma na rua na frente da escola;
8- Após as auto-imagens montadas, caso houver vento observar a desconstrução das mesmas, mantendo a clareza da auto-imagem já criada na observação do eu, se não houver vento utilizar materiais para forjar um vento, tipo cadernos, jornais, folders e outros;
9- Mesa redonda avaliando a atividade, levando em conta a criatividade e explorando a socialização da auto-imagem;
10- Construção de conceitos sobre a exposição do seu eu de forma clara e socializada.
Observações Importantes
Várias atividades serão realizadas durante o projeto, apenas mencionados e não comentados, me detive apenas à atividade da paisagem urbana;
Os materiais citados na listagem são para execução do projeto na totalidade, porém aqui especificado está a questão da exposição dos resultados e execução das paisagens urbanas.
Não há fotos no projeto, pois estou fora da sala de aula, sendo apenas um projeto que ainda não foi executado, mas a vontade por em prática é imensa.
Avaliação
Será avaliada de forma prática, participativa levando em conta a entrega, exploração de materiais, questionamentos levantados e práticos, também a interação coletiva.
Duração
O projeto terá a duração de quatro semanas, sendo executado de forma integrada com os conteúdos e aulas dadas neste período.